Matriz de Porter
O setor
Breve Histórico
No Brasil, o Bob’s, fundado em 1952, foi a rede de lanchonetes fast food que introduziu a cultura do hambúrguer . A primeira investida estrangeira de sucesso veio somente em 1979, com a abertura da primeira loja do Mc Donalds no Brasil, que tomou o mercado rapidamente com altos investimentos e abertura de diversas franquias. Apesar de o Bob’s ter sido o primeiro no Brasil a lançar o hambúrguer chamado de “Big Bob’s”, a curva da experiência do McDonalds era muito maior, e inserir um produto similar no Brasil, no caso o Big Mac, foi rápido e fácil.
Alguns anos depois, a rede do Burger King chega ao Brasil e inicia uma concorrência direta com o McDonalds, atualmente seu maior rival.
Desde então, o mercado que ainda nos dias atuais se mantém fragmentado, viu uma quantidade de redes se instalar e buscar espaço regionalmente, mas algumas poucas marcas se estabeleceram nacionalmente.
O McDonalds é o líder de mercado no segmento. Em média, cada loja do McDonalds vende cerca de 25% de sanduíches Big Mac a mais do que cada loja do Burger King vende de sanduíches Whooper. Isso, sem considerar o fato de existirem aproximadamente 10 vezes mais franquias do McDonalds instaladas no Brasil, comparado à rede do Burger King.
1. Ameaças de novos entrantes.
Como o Mc Donalds e seu principal concorrente, o Burger King, são gigantes mundiais, é muito difícil que apareça um concorrente a altura. O lançamento de um produto similar ao Big Mac, dependeria de altos investimentos. Os investimentos seriam tão altos, que provavelmente o retorno não seria muito satisfatório, ou então, dependeria de muito tempo.
A curva de aprendizagem, nesse segmento, é considerada a principal barreira à entrada, porque para a produção em grande escala dos hambúrgueres, as lojas trabalham com padrões pré-estabelecidos e necessitam de alta tecnologia.
Outra barreira altamente significativa neste segmento são os custos