Matriz de ansoff
É necessário que as corporações definam sua estratégia, chamada estratégia de nível corporativo, para que consigam alcançar seus objetivos, com base em sua missão e visão. Existem três tipos de estratégia corporativa genéricas: crescimento, estabilidade ou retração.
Considerando as oportunidades, riscos ambientais, pontos fortes e fracos da organização, a figura abaixo auxilia na escolha da estratégia de nível corporativa mais adequada para escolha.
A estratégia de crescimento, usualmente escolhida quando possuímos oportunidades externas junto à diversidade de competências dentro da organização, caracteriza-se pelo crescimento das operações (interno ou externo) da organização.
O crescimento interno se dá quando a organização expande seus negócios dentro do mesmo escopo de atuação. Por exemplo, com a criação de novos produtos atendendo ao mesmo mercado. Existem diferentes tipos de crescimento interno; de acordo com Ansoff, podemos classifica-las como: * Estratégia de penetração de mercado: aumento do volume de vendas no mercado atual; * Estratégia de desenvolvimento de produto: oferta de novos produtos no mercado atual; * Estratégia de desenvolvimento de mercado: entrada da organização em novos mercados geográficos ou novos segmentos. Por exemplo, a internacionalização do negócio.
O crescimento externo se dá quando a organização expande sua atividade atual ou entra em novas áreas de negócio por meio de fusões ou aquisição de outras organizações. Este tipo de estratégia é adotado quando as empresas procuram maior sinergia ou competências que ainda não possui. A fusão ocorre quando duas empresas, geralmente de tamanho idêntico, junta suas operações e passam a atuar como uma empresa única. A aquisição consiste na compre de uma empresa que passa a atuar como parte de uma organização maior.
A estratégia de crescimento também pode ser classificada de acordo com sua relação com os negócios da empresa. Quando a organização entra em