Análise utilizando o metodo owas - antropometria
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO – TURMA 0608
AVALIAÇÃO ERGONÔMICA DO TRABALHO DE UM (A) AUXILIAR DE ESCRITÓRIO
CASTANHAL - PA
2009
PROFISSIONAL ANALISADA:
AUXILIAR DE ESCRITÓRIO
INTRODUÇÃO
JUSTIFICATIVA
Analisando a função de uma auxiliar de escritório, encontramos diversos fatores de desvios ergonômicos, e observamos a necessidade da organização do mobiliário em seu posto de trabalho, o qual foi mal projetado, não levando em consideração os males que poderia causar a funcionária. A auxiliar de escritório Maria Edilene Cruz, trabalha nesta função a 12 anos e queixa-se freqüentemente de dores musculares, inchaço nas pernas, dores nas articulações, devido a movimentos repetitivos e posturas inadequadas provenientes da má organização em seu posto de trabalho. Através da análise ergonômica podemos detectar as dificuldades encontradas por esta profissional, e assim tentar solucioná-las de maneira que a mesma venha executar suas funções com conforto e segurança.
OBJETIVOS
Fazer a análise do ambiente de trabalho, observando postura, conforto visual, iluminação, cores, mobília e a localização dos mesmos.
Objetivos Específicos a) Analisar ergonomicamente o ambiente de trabalho, verificando as suas necessidades organizacionais. b) Propor melhorias na organização e disposição do mobiliário. c) Conscientizar tanto patrão como funcionário, das necessidades de organização, e ergonomia no ambiente de trabalho.
LIMITAÇÕES DO TRABALHO
Limitamo-nos em fazer esta analise apenas no posto de trabalho desta funcionária, não incluindo outros setores e departamentos da