Alquimia
Paula Ibarra
FEV/2012
ALQUIMIA
[pic] ALQUIMIA
Alquimia do Árabe Ul- Kimi a terra negra, o negro é um dos estágios da realização alquimia, do Grego Chemia ( chumas ) suco ou extrato de plantas. Ciência que deu origem a química e que dela originou–se uma aproximação com conhecimentos profundo e dos mistérios da natureza até então esquecidos. Temos uma quantidade de imagens guardadas na memória do homem moderno que nos remete a tradições alquímicas antigas. Através de papiros , pinturas, hieróglifos ou mesmo ilustrações. Reforçam o papel de uma ciência que traduz um conhecimento da natureza em sua plena sabedoria.
A Alquimia faz parte da chamada Tradição Hermética. Hermetismo como denominação surge durante a Idade Média, como uma forma de tradição , Arte Régia conhecimento intelectual aplicado a uma prática. Através das pesquisas evidencia-se que a Alquimia já existia no oriente, muito antes de surgir no ocidente durante a idade média e o Renascimento. No ocidente a Alquimia chega com inspiração em culturas antigas como egípcios, gregos e árabes. Temos dados históricos que a alquimia já era praticada tanto na China, Índia e Japão.
Na China, a alquimia já estava presente no século IV a.C, os primeiros documentos históricos datam de 144 a.C. , uma edito imperial chinês, sobre a falsificação do ouro, com punição pública. Mas podemos compreender destas tradições de Confraria de Ferreiros, dos quais utilizavam o fogo e mesclas de metais. Todas as práticas alquímicas tinham objetivos nobres: prolongamento da vida, imortalidade e felicidade. Esse eram os motivos destas práticas. Em 133 a. C. U alquimista relata através de textos sobre o segredo da imortalidade através da conversão de cinábrio ( HgS) em ouro. Assim ao fazer utensílios domésticos e utiliza-los para comer prolongariam a vida ou até alcançariam a imortalidade. Na tradição Taoísta, ainda na China via na