Matriz BCG
Amanda Viana
Natalie Bartho
Planejamento Estratégico
Matriz BCG
São Paulo
Março/2015
Estrela:
Achocolatados – Construir/Manter: Por ser referência do mercado e de lucro está à frente dos concorrentes, com o investimento certo e inovação o produto só tende crescer.
Ponto de Interrogação:
Sucos – Realizar: Se for um produto novo com um bom investimento no mercado que está em crescimento, o produto possui grande potencial de virar uma estrela, porém caso não se enquadre na situação mencionada pode estar gerando grandes prejuízos.
Leite longa vida – Abandonar: Caso não seja produto novo, o mesmo está causando prejuízo devido ter um alto investimento, porém não tem retorno.
Biscoitos – Realizar: Se for produto um produto novo baseado nas tendências atuais tende a cresce sua fatia no mercado, porém exige um investimento alto.
Caso seja um produto de maior tempo no mercado sua participação no mercado torna-se desfavorável, podendo virar uma estrela ou um abacaxi devido ser um produto de risco.
Vaca Leiteira:
Farináceos – Colher: Líder de mercado com quase 70% de participação e com baixo custo de investimento já que o crescimento desse mercado é baixo.
Sobremesas – Manter: Seus lucros se mantém estáveis ou em crescimento, pois o investimento no mercado é quase nulo
Abacaxi:
Leite em pó - Realizar: A sua participação do mercado está em terceiro lugar e possui pouco ou nenhum investimento, caso seja investido o mesmo pode crescer. Leite tipo C - Abandonar: Com o investimento baixo e pouca participação do mercado, produto pode ser descontinuado. Investir pode gerar prejuízos.
Iogurtes - Realizar: A sua participação no mercado só tende a crescer nos últimos anos, investir pode ser um risco ou se tornar uma estrela.