Matrix
O filme Matrix é mais do que apenas um filme de ficção e ação. O filme resgata mitos, arquétipos e nos leva ao contato com a filosofia através de um vasto simbolismo. O próprio nome “matrix” traz em si inúmeras mensagens. Matrix é matriz, mãe e num sentido mais secreto ainda poderia ser visto com a junção das palavras Maya e Trix que em sânscrito significam “ilusão” e “três” respectivamente, fazendo assim alusão aos 3 véus, ou às 3 ilusões (ilusão física, psíquica e espiritual) que no hinduísmo são os véus que ocultam a verdade.O filme Matrix utiliza em inúmeras passagens os mitos contidos nas principais religiões, como por exemplo o cristianismo: Neo é o redentor. Neo é a verdade. Neo representa a vida. Neo ressuscita. Outra situação com o simbolismo do cristianismo é que Neo é gerado metaforicamente para a vida real por Trinity, que é quem lhe apresenta a vida real ainda na Matrix, como um período de gestação, personificando o papel mítico de Maria. Outra alusão ao cristianismo é o papel de Morfeu que antecede Neo e que o anuncia, assim como fez João Baptista ao anunciar o Cristo. Há várias passagens importantes no filme como: “Eles são todos e não são ninguém”. Mensagem que fala das máscaras que usamos que fazem com que sejamos muitos e ao mesmo tempo não nos permite ser quem somos de verdade.
Os agentes da Matrix representam a massificação do ser humano e a sua escravidão à personalidade.Outra passagem interessante é quando Neo antes de encontrar-se com a sibila, conversa com uma criança e esta lhe ensina a agir como ela, criando aqui a analogia de que só as crianças poderão entrar no reino do céu, assim como prega o cristianismo.Muito mais poderia ser descoberto no filme Matrix, que para os que dormem é apenas um filme de ação, e para os que procuram despertar é uma rica aula de filosofia.
Logo, a história da filosofia rastreia as várias teorias que buscaram ou buscam algum tipo de compreensão, conhecimento ou