Matrix BCG
A fim de racionalizar seus investimentos e buscar a sustentabilidade futura dos seus negócios, o presidente do grupo determinou que o diretor de marketing priorizasse as unidades mais importantes e cortasse os investimentos nas menos expressivas para a estratégia da rede. Entre os funcionários, existe o temor de que uma política agressiva de redução de custo implique demissões em massa. Com base na análise do portfólio de negócios do Grupo Tucuman, utilizando a matriz BCG representada na figura:
A.. Que decisões de investimento deve tomar o diretor para cada unidade hoteleira, a fim de seguir as diretrizes da presidência?
B.. Que decisões você como administrador tomaria e justifique.
Analisando a Matriz BCG verifica-se que as unidades A e C do Hotel Tucuman possuem um grande potencial de crescimento, o que necessita de prioridade e maiores investimentos.
A unidade B há uma participação mais ativa no mercado, não necessitando de grandes investimentos.
As unidades D e E possuem baixa participação no mercado e o crescimento é pouco, entanto não há motivos para investimentos.
A unidade F é uma unidade praticamente desconhecida, gerando incertezas de investimentos. Se fizer investimento nesta unidade, pode colocar a empresa em risco.
Logística
Matriz BCG