Mathew lipman, biografia
O professor Mathew Lipman nasceu no dia 24 de agosto de 1923 em Vineland, Nova Jersey.
Lipman serviu a infantaria dos EUA de 1943-1946 na França e na Alemanha durante a segunda guerra mundial, sendo condecorado duas vezes. Esse fato é narrado em sua autobiografia "A Life Teaching Thinking."
Começou sua carreira acadêmica em renomadas universidades, com pesquisas sobre arte, estética e metafísica. Graduou-se em filosofia na Universidade de Stanford, Califórnia, em 1948, obtendo seu Ph.D. na Universidade de Columbia, Nova York em 1954. Após realizar estudos complementares de pós-graduação na Sorbonne, França, começou a ministrar aulas de lógica em 1956, na Universidade de Columbia, também lecionando no Sarah Lawrence College e no City College, de Nova York.
Em 1969, com apoio do National Endowment for the Humanities, começou a escrever sua primeira novela filósofia dedicada à crianças, que fora testada em escolas públicas.
Em 1972, deixou a Universidade de Columbia para ir ao Montclair State College para desenvolver suas ideias que o transformariam no criador do "Filosofia para Crianças". Em 1974, ele fundou seu instituto junto com a co-fundadora Ann Margaret Sharp, o IAPC (Institute for the Advancemente of Philosophy for Children), ou seja, Instituto para o Avanço da Filosofia para Crianças. E nas três décadas seguintes, Lipman se tornou um líder nacional e mundial no campo de pensamento crítico na área filosófica pré-universitária.
O IACP se tornou um movimento de nível nacional, tendo workshops organizados em cada estado. O movimento se espalhou para o mundo em 1985, com o ICPIC (Conselho Internacional para a Investigação Filosófia com Crianças), em Copenhagen.
Lipman aposentou-se da Montclair State em 2001, mas continuou publicando diversos artigos e entrevistas.
Nomes: Guilherme Lui, Lucas Daltre, Lucas Teodoro, Kevin e Nahan. 2º