Matheus
As primeiras redes sociais virtuais surgiram há pouco mais de 10 anos atrás, mais precisamente em 1997 com o lançamento do Sixdegrees. Este site foi o primeiro a possibilitar a criação de um perfil virtual cobinado com o registro e publicação de contatos, o que viabilizou a navegação pelas redes sociais alheias. O pioneiro Sixdegrees apesar de inúmeros usuários, não conseguiu a sustentação financeiram, o que resultou na interrupção do serviço 3 anos mais tarde.
Embora a partir de 2000 tenham surgido vários serviços de redes sociais, como Live Journal, Asianevenue, Blackplanet, LuinarStorm, Migente, Cyworld, Ryze e Fotolog, aquele que mais se assemelhava as redes sociais como as conhecemos hoje foi o Friendster. o Friendster não suportou o estrondoso crescimento então, experimentando, e como consequência, acabou frustando seus usuários na medida em que limitou as funcionalidades do serviço em função do seu submencionamento diante da crescente demanda.
Os números das redes sociais ~são reveladoras da dimensão já alcançada por estes serviços no contexto da internet. Estima-se que o número de usuários de internet de todo mundo deja da ordem de 1,6 bilhões, destes 80% já usam as redes sociais.
As maiores redes sociais, segundo a Wikipedia, apresentam números impressionantes como 250 milhões de usuários no MySpace, 200 milhões no Facebook, 120 milhões no Windows Live Spaces, 117 milhões no Habbo, 90 milhões no Friendster, 67 milhões no Orkut, entre inúmeros outros.
2 Exemplos e Funcionalidades
Importância das redes na evolução da comunicação
As Redes Sociais são uma das mais importantes formas de comunicação na atualidade. Suas aplicações se estendem para formas de relacionamento entre empresas e seus consumidores. A fim de analisar estas novas formas de uso destas tecnologias, se faz necessária para a elaboração de ferramentas de software para a coleta e análise de dados online. O objetivo deste projeto é auxiliar no