matheus
O SGSO diz respeito à tomada de decisão em toda organização
Melhorias tecnológicas têm feito grandes contribuições para a segurança em diferentes atividades que envolvem a produção de bens e serviços. Porém, a melhoria da segurança envolve também mudança de atitudes e o conhecimento do ambiente ao seu redor. Reconhecer que existem muitas oportunidades para se evitar acidentes é o primeiro passo para a mudança de atitudes, evoluindo de um sistema que funciona de modo apenas reativo para outro que passa a operar de modo preventivo e mesmo preditivo no que diz respeito à identificação de perigos a e, consequentemente, ao gerenciamento otimizado dos riscos envolvidos.
A segurança operacional só funcionará de conseguir atingir desde o nível mais alto da organização até suas tarefas mais simples. Todos, desde o presidente ou diretor, até o piloto, o mecânico, a recepcionista ou o assistente de rampa têm um papel importante a desempenhar.
O SGSO diz respeito a processos definidos com o objetivo de orientar uma tomada de decisão eficaz baseada na análise de dados de segurança operacional coletados em diversos níveis e de modo contínuo pela organização. Assim, ele deve ser uma ferramenta para auxiliar nas decisões e não um programa de segurança tradicional, separado e distinto dos negócios.
Evolução da Gestão de Segurança
O Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional (SGSO) é o produto de uma evolução contínua da segurança operacional da aviação. Os pioneiros da aviação tinham pouca experiência prática, não possuíam uma vasta regulação de segurança ou amplos conhecimentos em engenharia para orientá-los. Desde então, uma regulação mais cuidadosa, maior experiência operacional e melhorias na tecnologia têm contribuído para ganhos significativos em matéria de segurança operacional.
Num primeiro momento da aviação, visando maior segurança para os voos, o foco era orientado, sobretudo para os fatores tecnológicos, ou seja, os