Mateus martins do nascimento
Introdução:
“Quando se realiza qualquer tipo de trabalho, como cortar cana em uma plantação, locomover-se numa bicicleta ou operar uma maquina, o ser humano está gastando uma energia limitada por sua capacidade física.” Eustáquio de Sene
Começa aqui um estudo sobre as fontes alternativas de energia. Tratar-se há das energias eólica, solar, das marés, geotérmica, hidráulica e biomassa. Visando mostrar suas características, conceituação histórica e atualidades.
Cada uma apresenta uma singularidade no aspecto econômico e geográfico, por isso o trato as questão energética mundial foi o foco dos países utilizadores de cada uma respectivamente e um gráfico ao final da utilização mundial de energia.
Mateus Lima e Mateus Martins
Índice Anteposto:
• Energia Das marés
• Energia Geotérmica
• Energia Solar
• Energia Eólica
• Biomassa
• Energia Hidráulica
1) Energia das Marés
Esta fonte de energia caracteriza-se pelo uso das oscilações entre pontos altos e baixos do oceano: as marés. Estas oscilações, que ocorrem entre 12 horas de diferença entre uma e outra, produzem energia cinética (energia relacionada ao movimento). Estas em contato com uma espécie de turbina produzem energia que é distribuída. A idéia de extrair a energia acumulada nos oceanos, utilizando a diferença da maré alta e da maré baixa, até que não é nova. Já no século XII havia na Europa moinhos submarinos, que eram instalados na entrada de estreitas baías — o fluxo e o refluxo das águas moviam as pedras de moer. Mas os pioneiros da exploração moderna das marés foram os habitantes de Husum, pequena ilha alemã no mar do Norte.
Ali, por volta de 1915, os tanques para o cultivo de ostras estavam ligados ao mar por um canal, onde turbinas moviam um mini-gerador elétrico durante a passagem da água das marés; a eletricidade assim produzida era suficiente