materias construcao sustentavel
Materiais de construção sustentáveis
A construção de 1,7 milhões de casas com estruturas tradicionais de madeira, aço e concreto consome a mesma quantidade de energia que o aquecimento e a refrigeração de 10 milhões de casas por ano, de acordo com a Sociedade de Pesquisa sobre Materiais Industriais Renováveis.
Hoje, já é possível encontrar alguns materiais que ajudam a tornar a construção de uma casa bem mais sustentável. O cimento reciclado é um bom exemplo, afinal é um produto que além de ser ecologicamente correto, ajuda a reduzir os custos da obra.
Pode-se utilizar qualquer tipo de volume para produzir um concreto. Sua resistência será proporcional a dureza dos produtos usados, um exemplo de concreto reciclado é substituir a brita por caco de vidro, bolinhas de cerâmica, pó de pneu ou pó de pedras para fazer o contra piso. É só usar a imaginação aliada a alguns testes.
A construção sustentável, também chamada natural, oferece uma maneira de construir uma casa com materiais renováveis, naturais e disponíveis localmente, ao contrário dos produtos industriais ou artificiais. Esses materiais permitem reduzir os custos, à médio prazo, e, por conseqüência, a poluição é reduzida.
Segundo a arquiteta Juçara Naves hoje em dia os consumidores já se interessam mais em produtos sustentáveis, “para atrair o comprador, além de ecológico na produção ele deve ser sustentável no consumo. Oferecer economia no conta de luz e água, ou maior conforto e salubridade é o que realmente atrai na hora da escolha”.
A madeira plástica é outro produto que vem atraindo a atenção por suas características e propriedades ecologicamente corretas. É muito semelhante à madeira convencional, mas é totalmente reciclável e com uma relação de custo-benefício maior. Além de preservar o ambiente, por reduzir o desmatamento florestal, a madeira plástica também evita o surgimento de pragas,