Desafio Profissional 2
Unidade Fernando Corrêa, Cuiabá - MT.
Cursos: Administração / Ciências Contábeis
Disciplinas Norteadoras: Teoria da Contabilidade, Ciências Sociais e Responsabilidade Social e Meio Ambiente.
Alunos (as):
Andressa Ketery Bortoleto Cotanilla (RA: 9569418932)
Diogo de Castro Busnardo (RA: 9677464422)
Maria Eliane Silveira (RA: 9653536848)
Desafio Profissional
“A empresa L&Construção deseja adotar práticas sustentáveis para valorizar sua marca, aumentar os lucros e manter sua competitividade no mercado.”
Tutora: Fernanda M. Vasconcellos
Cuiabá, 02/11/2014.
PASSO 1
Desde a produção da matéria prima até a sua fase de execução, a construção civil tem se mostrado um dos maiores responsáveis pelo consumo de matéria prima, um grande gerador de resíduos, impermeabilização do solo e rebaixamento o lençol freático.
A produção de materiais de construção é, ainda, responsável por poluição que ultrapassa limites tolerados em poeira e CO². O processo produtivo do cimento necessariamente gera o gás carbônico, um dos principais causadores do efeito estufa, assim como a fabricação de tijolos.
A construção civil é responsável por uma enorme parte do consumo de água potável no mundo. Em áreas urbanizadas chega a ser de cerca de 50% da água potável fornecida à região.
O descarte incorreto de resíduos pode contaminar o solo e o lençol freático, tornando a água impura para consumo.
O desmatamento para expansão imobiliária acaba com a fauna e flora, levando ao desequilíbrio ecológico e extinção de várias espécies. Muitas delas responsáveis por dar a cura às doenças que estão extinguindo a população.
É também responsável por aproximadamente 40% do consumo de energia mundial.
Enfim, muito se sabe sobre os impactos causados pela construção civil, e sabe-se também da importância desse seguimento para o crescimento mundial, tanto economicamente como tecnologicamente.
Devemos procurar formas de diminuir esse impacto ambiental, sem prejudicar a evolução da