Materialismo dialético
BACHARELADO EM DIREITO
Materialismo Dialético
Caruaru,
2012
GICÉLIA GOUVEIA DA SILVA ARAÚJO
MATERIALISMO DIALÉTICO
Trabalho do tipo resenha crítica do Curso de Direito da Faculdade Vale do Ipojuca – FAVIP, como parte de avaliação contínua na disciplina de Metodologia Cientifica II.
Orientador: Alexei Xavier
Caruaru,
2012
MARX: HISTÓRIA, DIALÉTICA E REVOLUÇÃO
Gicélia Gouveia da Silva Araújo
RESUMO
Este trabalho apresenta as ideias de Karl Marx no sentido de evidenciar sua visão filosófica do mundo, situando-se na concepção do Materialismo Dialético. Marx foi um dos maiores nomes da época do capitalismo, para ele, a base de cada sociedade humana é o processo de trabalho, seres humanos cooperando entre si para fazer uso das forças da natureza e, portanto, para satisfazer suas necessidades. Sua obra trata-se de um pensamento que coloca a filosofia a serviço das necessidades sociais. Marx utilizou o método dialético para explicar as mudanças importantes ocorridas na história da humanidade através dos tempos, e desenvolveu uma concepção materialista da História, afirmando que o modo pelo qual a produção material de uma sociedade é realizada constitui o fator determinante da organização política e das representações intelectuais de uma época.
Palavras-chave: Materialismo, dialético, marxismo, capitalismo
Materialismo Dialético
Na linha das críticas ao capitalismo industrial e do estudo da sociedade capitalista surgem dois pensadores: Karl Marx e Friedrich Engels, que juntos elaboram uma concepção filosófica do mundo. Marx revolucionou a maneira de se interpretar a ação dos homens na História, abrindo ao conhecimento, uma nova ciência e aos homens uma nova visão filosófica do mundo: o Materialismo Dialético; assim chamado, porque a sua maneira de considerar os fenômenos da natureza, o seu método de