MATERIAL SEMI ESTRUTURADO
INTRODUÇÃO
A presente apostila que aqui se encontra, foi preparada para você que quer ingressar neste fantástico mundo do teatro de bonecos .
Acredito que aqueles que colocarem em prática as regras basilares da manipulação estará dando margem ao ato de criar, experimentar, avaliar e recriar suas idéias e concepções no trabalho com teatro de bonecos, ao invés de deixá-las somente no papel .
Além do boneco ser uma peça para entretenimento, eles tem um grande potencial de expressão no auxílio da educação da criança e na divulgação da Palavra de Deus . Agora só depende de você, boa leitura .
UM BREVE HISTÓRICO DO TEARO DE BONECOS
O teatro de bonecos teve sua origem na mais remota antigüidade . Acreditasse que os primitivos encantavam-se com suas sombras movendo-se nas paredes, nessa época as mães teriam desenvolvido o TEATRO DE DEDOS, projetando, com as mãos sombras diversas nas paredes para distrair os filhos .
Com o passar do tempo, os homens começaram a modelar bonecos de barro, sem movimentos a princípio . Mais tarde conseguiram articular a cabeça e os membros dos bonecos, para, a seguir fazer representações com eles .
Na Índia, China e Jawa, também eram realizados teatro de bonecos . Os Egípcios ensinavam espetáculos sagrados nos quais a divindade falava e era representada por uma figura articulada . Na Grécia antiga os bonecos articulados tinham, além da importância cultural, conotações religiosas . O Império romano assimilou da cultura grega o teatro de bonecos, que rapidamente se espalhou pela Europa . Na idade média, os bonecos eram utilizados nas doutrinações religiosas e apresentadas em feiras populares . Houve um período em que os integrantes desses grupos de teatro foram muito perseguidos porque representavam personagens que faziam críticas as autoridades religiosas . Na Itália, o boneco mais conhecido foi o MACEUS, que antecedeu o POLICHINELO . Na Turquia havia o KARAGÓZ, na Grécia, as ATALANAS, na