manejo de leitoes
O trabalho visa esclarecer quais são hoje as principais tecnicas de manejo dos leitões com finalidade de abate, e tambem do manejo das porcas matrizes.
1- Preparação Da Maternidade
O manejo de leitões começa bem antes do parto com a preparação do local onde os leitões irão nascer, a maternidade.
O local onde as porcas irão parir tem de ser limpo, seco e com o minimo de barulho possivel. Nos dias de hoje recomenda-se que o prédio da maternidade seja separado dos demais prédios da granja, recomenda-se que se construa a maternidade com divisões em salas para permitir o manejo em lotes e a realização do vazio sanitário¹ após a saída do lote.
As porcas devem ser transferidas para a maternidade pelo menos 7 dias antes do parto previsto, para que possa se adaptar ao novo ambiente, uma vez que acontece mudanças do modo como se contem o animal, troca de ração, tipo de bebedouro, tipo de piso e o principal mudança de temperatura.
A temperatura das ala de parto deve ficar entre 16º a 22ºC. manejar de maneira correta as cortinas e janelas para mantermos a temperature nessa faixa para que não haja stresse termico no animal, a temperature muito alta na maternidade ajuda a prolongar a gestação.
Em algums tipos de cela parideiras é imortante, antes do parto, regular a altura da ultima barra de ferro da cela de acordo com o tamanho da porca, para se evitar esmagamento e permitir o acesso dos leitões aos tetos inferiores e superiores. Normalmente essa altura deve ter no minimo 28cm.
O tipo do alojamento da maternidade pode influenciar na taxa de mortalidade. Porcas que ficam presas durante a gestação produzem mais cabeças por leitegada comparando com porcas que ficam soltas. Mas essa vantagem é perdida na maternidade uma vez que a leitegada das porcas criadas presas apresentam maior indice de morte do qeu a que foi criada a pasto.
1- Vazio Sanitário - Período em que a instalação permanence vazia após ser