material dourado
DEFICIÊNCIA VISUAL
1. Introdução
A cada dia novas medidas estão sendo tomadas para garantir a inclusão social de pessoas portadoras de deficiência visual e com o avanço tecnológico que vem crescendo cada vez mais rápido surge a necessidade de medidas que garantam não somente a inclusão social, mas também a inclusão digital dessas pessoas. 2. Deficiência visual
O Brasil possui um grande número de deficientes visuais, sendo importante estar atento às estatísticas para que providências sejam tomadas para garantir a inclusão social e digital dessas pessoas. Têm-se várias instituições, como
ADEVA – Associação de deficientes visuais e amigos, SAC – Sociedade de assistência aos cegos, Instituto Benjamin Constant, Fundação Laramara, dentre outras, preocupadas com esse assunto e realizando diversos trabalhos que vêm ajudando cada vez essas pessoas.
2.1 Definição e estatísticas
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 1% da população mundial apresenta algum grau de deficiência visual. Mais de 90% encontramse nos países em desenvolvimento. Nos países desenvolvidos, a população com deficiência visual é composta por cerca de 5% de crianças, enquanto os idosos são 75%desse contingente.
O Brasil possui uma quantidade significativa de pessoas portadoras de deficiência visual. O Censo de 2000 indica pouco mais de 148 mil cegos e 2,4 milhões com grande dificuldade de enxergar. É importante destacar também quais são os tipos de deficiência visual existente.
As pessoas com dificuldades visuais são classificadas em dois grupos principais: cegos e com visão parcial. A deficiência visual reúne indivíduos com vários graus de perda de visão, podendo ser a ausência total de visão até a perda da projeção de luz, o que não significa, necessariamente, total incapacidade para ver, mas sim, prejuízo dessa capacidade.
Tanto a cegueira total quanto a visão parcial podem afetar alguém em qualquer fase de