Material doado
Segundo GONÇALVES (2004), uma cadeia de suprimentos começa com as matérias primas e insumos destinados a produção de um determinado produto, que são armazenados e, depósitos de intermediários,normalmente denominados centros de distribuição e, posteriormente , despachados para diversos varejistas ou clientes .
Uma cadeia de suprimentos consiste em fornecedores,centros de produção de bens,almoxarifados,centro de distribuição e comercio varejista, na qual um fluxo de matérias que inicia-se com a matéria prima ,passa por produtos em processos e termina com produtos acabados que fluem ao longo de diversos pontos da cadeia e , finalmente, são enviado aos varejistas ou clientes.
Portanto,uma cadeia de suprimentos engloba todos os estágios direta ou indiretamente no atendimento de um pedido de um cliente,ou seja, o principal motivo da existência de qualquer cadeia de suprimentos é satisfazer as necessidade do cliente em um processo gerador de lucro.
Essa cadeia é comumente referenciada como cadeia de suprimentos ou de rede logística, conforme exemplificado na figura 1.
Figura 1 - Cadeia de suprimentos
Fonte:GONÇALVES(2009)
Segundo GONÇALVES (2004),o gerenciamento de uma cadeia de suprimentos define como um conjunto de atividades utilizadas de forma a tornar eficiente a integração dos fornecedores,dos fabricantes,dos centros de distribuição e estocagem,de tal forma que a comercialização dos produtos seja realizada na quantidade certa, no local correto e no memento oportuno,com foco na redução dos custos e na alta satisfação nos níveis de serviços ou produtos oferecidos aos clientes.
Assim , todos os elos da cadeia devem estar voltados para duas funções básicas:de um lado suprir os clientes nas quantidades ,no tempo e no local desejados;e de outro,fornecer um alto grau de serviço. O conceito estabelece a existência de um fluxo que dever ser planejado,implementado e controlado.
Ao examinar uma cadeia de