Gerador de energia
Este relatório se refere à proposta de composição de um projeto elétrico apresentado e votada pelos estudantes da disciplina de Projeto Integrador 1-b. Entre as opções disponíveis estavam a de construir um gerador de energia ou um sensor de presença, optou-se pela primeira alternativa e por isso o presente relatório terá em foco gerar energia à manivela utilizando-se motor de passo como gerador, aplicando componentes e princípios para a conversão de corrente alternada para corrente continua. Isso ocorre devido o motor de passo gerar energia em corrente alternada e a carga escolhida para ser alimentada é mais eficaz utilizando corrente contínua.
2 INTRODUÇÃO
Atualmente existem muitas formas de gerar energia. Entretanto todas se baseiam no mesmo princípio, alguma força mecânica movimentando um rotor acoplado em um gerador de energia, por exemplo, a energia eólica nada mais é do que as hélices acopladas a um rotor de um gerador, outro exemplo são as hidrelétricas em que a água movimenta uma turbina acoplada em um gerador. Nesse projeto como já mencionado será utilizada o movimento com a mão em girar o rotor do gerador.
Construir um gerador de energia para se obter baixa tensão é algo simples, pois parte do princípio de transformar uma força mecânica em energia elétrica. A utilização de um motor de passo para gerar tal energia pode tornar-se mais fácil. Um motor de passo parte do fundamento de movimentar um rotor entre as bobinas, essa ação impulsionará o movimento dos elétrons, que é o princípio da geração de energia. O motor a passo por ter um funcionamento simples de movimento de um imã em um campo magnético e ser mais acessível lhe torna muito útil no projeto.
O rotor do motor será acoplado em uma hélice, que girada então estará gerando energia. Entretanto o que movimentara a hélice não será o vento e sim um parafuso colocado na base da hélice, desta forma a geração de energia será a manivela.
A carga escolhida para ser alimentada são 4 Led´s em