desafios das empresas em relação aos avanços tecnologicos
Desde quando os computadores surgiram, iniciou-se uma nova era de informações que correm o mundo rapidamente levando consigo uma bagagem muito grande de novos costumes, novos hábitos e uma facilidade muito grande de adquirir produtos e serviços mesmo estando no outro extremo do planeta.
As empresas vêm buscando e se adaptando a estas mudanças para que não se tornem obsoletas perante seus concorrentes. A diferenciação tecnológica passou a ser um fator de sobrevivência no mercado.
1.BREVE HISTÓRICO DAS MUDANÇAS NA TECNOLOGIA A PARTIR DE 1950
A tecnologia da informação alterou o mundo dos negócios de forma irreversível. Desde que a tecnologia da informação foi introduzida sistematicamente em meados da década de 50, a forma pela qual as organizações operam, o modelo de seus produtos e a comercialização desses produtos mudaram radicalmente. Cada vez com mais freqüência, os próprios produtos são estruturados incorporando facilidades da tecnologia da informação, desde os controles remotos dos videocassetes até os sistemas antitravamento para freios de automóveis. Essa revolução na foi barata. Desde a Segunda Guerra Mundial, trilhões de dólares foram investidos em tecnologia da informação. Industrias totalmente novas, com por exemplo a indústria de computadores, surgiram então, e representam algumas das maiores organizações comerciais do planeta. (MCGEE, 1994, pág 5-6)
Assim como cita MCGee, as empresas começaram a modificação de seus processos após a Segunda Grande Guerra, pois era necessário que houvessem mudanças drásticas para melhoria da produtividade nas empresas já que o mundo naquela oportunidade carecia de alimentos e meios para que eles chegassem à mesa das pessoas.
Muitos países da Europa e também o Japão após a Segunda Guerra estavam sem dinheiro e sem perspectivas para o futuro visto que haviam sido fortemente abalados pela Guerra e destinado suas fábricas ao setor bélico. Também