Bom corte
Fabrico de Fatos e Casacos desportivos para Homem
BOMCORTE
Curso: Contabilidade e Auditoria
Disciplina: Gestão e Organização Empresarial
Professor: Doutor José Marçal Barcarena, 9 de Dezembro de 2011
ÍNDICE
I- Introdução 03
II- Desenvolvimento 03
III- Resposta às Questões 04
IV- Conclusões 08
V- Bibliografia 10
I - Introdução
Este caso enquadra-se no Capitulo 5 – Organização, Processo e Estruturas do Livro “Gestão das Organizações” – Sebastião Teixeira.
A empresa BOMCORTE é, na actualidade, uma empresa de Média Dimensão, tendo como objecto o “Fabrico de fatos e casacos desportivos para homem”.
Tratando-se de uma empresa fictícia, vamos, com base no texto analisado e nos factos recolhidos, tentar dissecar este caso.
II - Desenvolvimento
O Gerente e Fundador da BOMCORTE é o Sr. Henrique Soares que, como sempre, desde a fundação da empresa, tem por hábito convocar reuniões sem periodicidade e sem agenda de trabalhos, pretendendo apenas ser informado do que lhe interessa à data das reuniões.
Do citado texto inferimos que a empresa, de início, seria do tipo familiar mas que, actualmente, possui já vários departamentos, ou seja, as reuniões são realizadas com a presença de um Responsável pelo Controlo de Qualidade, o Sr. João Costa, um Chefe de Produção, o Sr. Engº. Américo Lopes e um Responsável de Pessoal, do qual ficamos sem saber o nome.
Numa dessas reuniões é sugerido, pelo Responsável de Pessoal, que a empresa elaborasse um organograma completo para toda a BOMCORTE, sugestão essa, desde logo, veementemente repudiada pelo Gerente, Sr. Henrique Soares. Este via nesse tipo de solução uma forma de as pessoas a quem fossem delegados cargos terem a tendência de os considerarem como seus. O Sr. Henrique Soares tinha a forte convicção de que, sem hierarquias estabelecidas, os trabalhadores, independentemente dos