Material de Apoio Business Intelligence
As organizações, sejam elas públicas ou privadas, estão sobre constantes pressões e, como consequência, responder rapidamente às condições de mudança, ser inovadoras no atendimento às necessidades dos seus clientes e no modo de atuarem perante o mercado, torna-se um fator crítico de sucesso.
Clientes estão mais exigentes com a qualidade e a prestação de serviços sobre produtos.
A tecnologia da informação, evoluindo cada vez mais, exige das empresas uma reformulação na análise e condução de seu ambiente interno e externo, tentando antecipar suas ações junto aos clientes, fornecedores, etc.
A era da globalização trouxe a necessidade de organizar o crescimento e uso da informação para que os recursos sejam utilizados de forma produtiva e eficiente.
Já existe uma aceitação por parte dos gestores das organizações, de que quem dispõe de informação em quantidade adequada, de boa qualidade, confiável e no momento certo alcança vantagem competitiva. Contrariamente, a falta de informação conduz a erros e à perda de oportunidades.
Atualmente, a globalização vem transformando o modelo de negócios das empresas, e consequentemente vem aumentando consideravelmente a procura pelas ferramentas de BI para atender a demanda em gerenciar o aumento da massa de informações, busca e recuperação de dados, itens que impactam diretamente no processo de tomada de decisão.
A informação passa a ser associada a um valor. Mas esse valor só é apresentado se for associado a um conjunto de outras informações e se tornando essencial em um processo de decisão. É a inteligência de Negócios, que vem se tornando ferramenta fundamental na Gestão Empresarial.
2. Business Intelligence (BI)
Origem
O termo “Business Intelligence” foi criado por Howard Dresner em 1989, quando era analista no Gartner. Na época, segundo China Martens (2006), a indústria de software falava em acrônimos como Decision Support System (DSS) e Executive Information System (EIS), e Dresner estava em