Aplicação de BI
Desde o início da era computacional, as organizações têm usado informações, presentes em suas bases operacionais, com o intuito de atender suas necessidades através das informações geradas. Diante desta situação, faz-se necessário a utilização de dados consistentes, uma vez que, a dificuldade para encontrar dados que realmente possam gerar uma informação útil é difícil e gasta-se muito tempo para processa-las, podendo gerar informações inconsistentes. Entretanto, estas informações serão utilizadas para a tomada de decisões dentro de uma organização.
Com o mercado cada vez mais globalizado, as empresas começaram a perceber que se faz necessário o uso da informação de forma estratégica. Uma vez, que essa permite tornar uma organização mais competitiva e, consequentemente, obter ascensão no mercado.
Partindo da situação exposta acima, existem os sistemas de informação que utilizam o conceito de Business Intellingence (BI), denominado também como inteligência de negócios. Segundo Barbieri (2001), “[...] de forma mais ampla, pode ser entendido como a utilização de variadas fontes de informação para se definir estratégias de competitividade nos negócios da empresa” (OLIVEIRA, 2008).
O Business Intelligence consiste de uma vasta categoria de tecnologias e aplicativos utilizados para extrair, armazenar, analisar e transformar grandes volumes de dados em ambiente operacional. Estas tecnologias acabam produzindo um ambiente de conhecimento, onde há produção sistemática de informação gerencial, ágil e consistente, capaz de auxiliar empresas a tomarem as melhores decisões de negócios, baseados em fatos reais, com profundidade suficiente para descobrir as causas de uma tendência ou de um problema (IRES, 2006, p.1 apud Oliveira, 2009).
A Inteligência de Negócios tem como objetivo principal, a disponibilização de uma informação correta e necessária com o intuito de auxiliar a tomada de decisão. Este objetivo propicia, em uma organização, o desenvolvimento de