Materiais
Terraplenagem é a movimentação de quantidades de solo com o objetivo de atender a um projeto topográfico.
Terraplenagem e suas Principais Técnicas e Operações Como o próprio nome já dá a entender, Terraplenagem é o ato de terraplenar, ou seja, tornar a terra ou terreno plano. Normalmente, o trabalho de terraplenagem não é tão simples quanto pode parecer a primeira vista. Adequar a topografia original de um terreno ao projeto de construção pode ser um trabalho árduo e complexo dependendo das atuais condições do mesmo. Uma boa dica para quem pensa em construir é consultar um profissional da área antes de adquirir o terreno, para que possa ser auxiliado de modo a escolher um lote cuja topografia original seja condizente com seus planos de construção. Quando mais próximo ao nível do pavimento térreo for a topografia do terreno, maior será a economia com a terraplenagem, que em alguns casos pode chegar a até 20% do valor da obra. Nem sempre o terreno mais barato é o mais indicado. Infelizmente, nem sempre há condições de escolher o terreno com melhor topografia, e nesta parte é que entram as técnicas de terraplenagem. As operações básicas empregadas em terraplenagem são as seguintes:
1.1 Corte: Ato de escavar a terra, rebaixando a topografia natural do terreno para a cota pré-determinada no projeto de construção. 1.1.2 Escavação com Remoção de terra: Nesta operação, a terra é escavada e carregada em caminhões basculantes que transportarão o material para locais denominados Aterros ou Bota-Foras. 1.1.3 Escavação sem Remoção de terra: A terra é escavada onde a topografia está acima das cotas do projeto, e é utilizada no Aterro das áreas onde o nível do terreno está abaixo das cotas do projeto de construção. Este processo também é conhecido como "corte e compensação".
1.2. Aterro: Ato de aterrar determinado local, utilizando-se preferencialmente de terra vermelha, por seu melhor rendimento no trabalho de