Materiais
CHUMBO
ALUNOS: CAMILA BARCELLOS, EDUARDA SOUZA, MATHEUS RABELO, MICHELE ALEXANDRINE, RAFAEL AUGUSTO.
TURMA: EDI 3C
BELO HORIZONTE, 26 DE OUTUBRO DE 2011.
Sumário
Assunto
Página
INTRODUÇÃO 3 DEFINIÇÃO 4 OCORRÊNCIAS 5 CARACTERÍSTICAS 6 APLICAÇÕES 7 CUSTOS 9 CURIOSIDADES 10 TOXICOLOGIA 11 CONCLUSÃO 15 BIBLIOGRAFIA 17
Introdução
O chumbo é um dos metais mais antigos usados pelo homem e muitas das primitivas aplicações vêm permanecendo através dos séculos. Era conhecido pelos antigos egípcios, que o utilizaram há mais de oito mil anos. Para se ter uma idéia, os jardins suspensos da Babilônia eram assoalhados com folhas de chumbo soldadas e as pedras de pontes eram ligadas por ganchos de ferro soldados com chumbo.
Neste trabalho, será aprofundado um pouco mais sobre este mineral tão importante no comércio mundial e por muitas vezes, tão pouco abordado.
definição
O chumbo, derivado do latim Plumbum (Pb) é um material tóxico, pesado, macio, maleável e mau condutor de eletricidade, elemento químico da classe dos metais que à temperatura ambiente, encontra-se em estado sólido. O chumbo foi um dos primeiros metais que o homem aprendeu a usar. Há evidências de que já era utilizado na Ásia Menor em 4.000 a.C., contudo se suspeita que o chumbo já fosse trabalhado há 7000 anos. É encontrado na natureza combinado com enxofre, em forma de sulfureto e é usado na construção civil, em munições, proteção contra raios-X, forma parte de ligas metálicas para a produção de soldas, fusíveis e em materiais antifricção.
Fig. 1: Peças de chumbo
Ocorrência
Fig. 2: Galena
Não muito abundante na natureza, o mineral de chumbo mais comum é o sulfeto chamado de galena que possui 86,6% desse metal, outros minerais comerciais são o carbonato e o sulfato que são mais raros; geralmente está junto de materiais como o zinco, prata e, em maior abundância, de cobre,