MATERIAIS
O exame metalográfico procura relacionar as propriedades físicas, composição, processo de fabricação entre outros fatores do metal, para poder esclarecer ou prever seu comportamento numa aplicação. Este exame pode ser feito a vista desarmada (macrografia) ou com o uso de um microscópio (micrografia).
Macrografia: examina o aspecto de uma peça ou amostra metálica, sendo uma seção plana devidamente polida e atacada por um reativo apropriado. Obtém-se informações gerais, como a homogeneidade do material da peça, a distribuição e quantidade de certas impurezas, processo de fabricação etc. Macrografia designa os documentos que reproduzem a macroestrutura, em tamanho natural ou aumento máximo de 10x.
Preparação:
01) Escolher a seção a ser estudada.
A) Corte transversal:
- natureza do material: aço, ferro fundido
- homogeneidade
- forma e intensidade da segregação
- posição, forma e dimensões das bolhas
- se a peça sofreu sementação, a profundidade e a regularidade
- a profundidade da têmpera
- detalhes de cordões de solda.
B) Corte longitudinal
- se a peça é fundida, forjada ou laminada
- se a peça for estampada ou torneada
- eventuais defeitos nas proximidades de fraturas
- extensão de tratamentos térmicos superficiais
02) Realização de uma superfície plana e polida no lugar escolhido.
03) Ataque desta superfície por um reagente químico adequado.
Exame e interpretação: a macrografia aponta certas precauções a serem tomadas na retirada das amostras e também permite explicar as discrepâncias entre os resultados de ensaios ou analises relativas ao material em exame.
Micrografia: é o estudo de produtos metalúrgicos com auxilio de microscópio (>10x). É feito em superfícies polidas e atacadas por um reativo adequado. Determina os constituintes e a textura dos metais. Esclarece que os metais são agregados