trabalhos
Desigualdades de gênero no Brasil .
A desigualdade social começa a ocorrer quando não se tem inclusão social e direitos humanos básicos e isso esta se agravado no Brasil. Em rankins de comparação sobre este tema o Brasil vem ocupando posições cada vez mais vergonhosas e isso so mostra que com a falta de estrutura adequada o problema de desigualdades de gênero so ira se agravando no Brasil cada vez mais absurdamente .
O Brasil caiu nove posições, para o 71º lugar no ranking ,apesar de ter diminuído a desigualdade de gênero em educação, saúde e sobrevivência, destaca-se no ranking . O Brasil está atrás de países como Macedônia, Botswana e Cazaquistão. e na educação e na saúde a igualdade entre homens e mulheres é já quase uma realidade, no que diz respeito à participação econômica as diferenças entre ambos os gêneros continuam a se fazer sentir, sobretudo no que diz respeito aos salários.A situação não melhora muito no que diz respeito ao poder político das mulheres. A baixa proporção de mulheres no Congresso Nacional deixa o País na 116ª posição nesse tema porem no Brasil, a taxa de participação de mulheres no mercado de trabalho é de 49,3%, comparada com um taxa de participação masculina de 58,9% (IBGE, 2013). O que representa um crescimento fantástico da Taxa de participação na PEA5das mulheres nos últimos 60 anos. Em 1950, a Taxa de participação na PEA das mulheres era de 13,6%; em 2013, essa taxa sobe para 49,3% do total da população de mulheres em idade ativa (Censos demográficos do IBGE).
Podemos perceber que ainda se tem muita desigualdades de gênero no Brasil apesar de se terem alguns avanços presenciamos muitos retrocesso tambem principalmente quando se trata da disputa de homens e mulheres no mercado de trabalho, e claro ainda se tem a desegualdade de oportunidade de educação sabemos que a determinação para se ter uma boa educação apesar de se terem mais oportunidades