materiais
Nas três últimas décadas, ocorreu um grande. Desenvolvimento na tecnologia dos concretos Estruturais devido, especialmente , á evolução das Técnicas e equipamentos para o estudo dos concretos e ao uso de novos materiais componentes. Esses novos Materiais , dentre os quais se destacam os aditivos. Redutores de água e as adições minerais pozolânicas , possiblitaram melhorias significativas nas propriedades relacionadas a resistência mecânicas e a durabilidade dos concretos . O desenvolvimento desses novos materiais resultou em um incremento da utilização dos chamados concretos de alto desempenho ( CAD) ( Zhang e Gjfrv, 1999; Aitcin , 2000). Nos últimos anos, algumas pesquisas foram algumas propriedades dos concretos de alto desempenho .Dentre elas , destaca-se a união das características otimizadas do CAD com baixa massa específica dos concretos leve de alto desempenho ( CLAD).
A redução da massa específica do concreto , com a manutenção da resistência mecânica , propicia a redução do peso próprio da estrutura e, consequentemente , das cargas na fundação, reduzindo , assim , o custo final da obra, especialmente com a utilização da massa especifica , a substituição dos agregados convencionais por agregados mais leves pode ocasionar alterações significativas em outras importantes características do concreto, com destaque especial para a resistência mecânica , absorção de água e módulo de formação. Dentre as formas de ajustar o desempenho do concreto leve, compensado eventuais alteração nas propriedades citadas em decorrência do uso do agregado leve, destaca-se a utilização de adições minerais pozolâncicas , como o Metacaulim.
As adições minerais pozolânicas , como o Metacaulim , podem melhorar significativamente o desempenho das propriedades dos concretos estruturais leves, compensando algumas limitações impostas pela utilização do agregado leve , como aumento da resistência á compressão , por exemplo :
O metacaulim produzido no