Materiais
Há algum tempo, a indústria mecânica tem usado o ferro fundido na fabricação de peças e componentes devido, principalmente, a sua simplicidade de fabricação, alta fluidez e boa usinabilidade, além de suas excelentes propriedades tecnológicas, mecânicas, físicas e químicas. O ferro é fabricado a partir do minério de ferro. Ele é simplesmente uma rocha que contém uma alta concentração de ferro.
A disponibilidade de depósitos de minério de ferro deu uma certa vantagem a alguns países entre os séculos 15 e 20. A Inglaterra, os Estados Unidos, a França, a Alemanha, a Espanha e a Rússia, por exemplo, têm bons depósitos de minério de ferro. Quando se pensa na importância histórica de todos estes países fica fácil ver a correlação. O maior produtor atual de minério de ferro é o Brasil - em 2006 o país foi responsável por 22,5% da produção mundial (dados da Unctad). O presente trabalho tem como objetivo apresentar os vários tipos de Ferro, suas composições, classificações, propriedades, a importância da matéria-prima no nosso cotidiano e os impactos causados ao meio ambiente.
CONCLUSÃO
Contudo, vimos que a crescente exigência por produtos de alto desempenho e de leis ambientais para redução da poluição ambiental, faz do ferro fundido uma das alternativas para atendimento das demandas da indústria. Apesar das boas propriedades mecânicas do ferro fundido e dos vários benefícios que trás para a indústria uma sua estrutura que é de difícil usinabilidade tornando-se fator limitante de sua aplicação, gerando uma aquisição satisfatória das informações obtidas no corpo do trabalho que o ferro fundido cinzento possui uma boa usinabilidade e capacidade de amortecer vibrações que o ferro fundido branco tem elevada resistência a compressão e possui resistência ao desgaste e à brasão, o ferro maleável contém alta resistência mecânica, alta fluidez no estado líquido e resistência ao choque e as deformações e por último observado o ferro fundido nodular tem boa