o que é patrimonio Histórico
Hugues de Varine Boham sugeriu que o patrimônio cultural seja dividido em três categorias de elementos.
O primeiro, elementos que são provenientes da natureza, o qual utiliza recursos naturais, nesta primeira categoria estão os rios, que englobam as cachoeiras e corredeiras, as quais são transformadas em força motriz para o funcionamento de equipamentos e usinas para a produção de energia elétrica, estão também nesta primeira categoria, as arvores com suas frutas, para construção de embarcações de madeira, e estradas de ferro.
O segundo grupo de elementos refere-se ao conhecimento, ou melhor as técnicas, para saber fazer os elementos não tangíveis, do Patrimônio Cultural. Ele engloba toda a capacidade do homem no seu meio ambiente, desde a caça ao meio da mata, quanto aos cálculos matemáticos complexos dos computadores modernos. Lemos, cita “saber polir uma pedra para com ela cortar arvores de grande porte. Saber esculpir no tronco duro de piúva o parafuso da prensa de espremer o tipiti estufado de argamassa de mandioca ralada para o fabrico de farinha. Saber desenhas a épura da geometria requintada pela qual será cortada a pedra justa da igreja de todos” para exemplificar que cada artificio é importante para o desenvolvimento e construção, desde a antiguidade ate os dias modernos de hoje.
O terceiro grupo de elementos é o mais importante dos três, porque junta os chamados bens culturais que englobam toda sorte de coisas, objetos, artefatos e construções obtidas a partir do meio ambiente e do saber fazer.
Dos Artefatos
Num primeiro pensamento, podemos perceber que sempre devemos nos atentar as reflexões necessárias que existem entre o meio ambiente, o saber e o artefato, entre o artefato e o homem, entre o homem e a natureza. Desta forma, um objeto isolado, deve ser entendido como um fragmento ou um segmento. O qual fica em um museu dito como objetos “pedagógicos”, que mais nos constrangem pela sua inutilidade. Podemos ver que existem