materiais
O ferro fundido pode-se definir como uma liga ferro-carbono, onde o carbono possui teores maiores que 2,11%. O ferro fundido é obtido diminuindo-se a porcentagem de carbono do ferro gusa. A fusão do ferro gusa para obter o ferro fundido é feita em fornos apropriados o mais utilizado é o Cubilô. O ferro fundido tem em sua composição maior porcentagem de ferro, pequena porcentagem de carbono, silício, manganês, enxofre e fosforo.
TIPOS DE FERRO FUNDIDO
Cinzento: Os principais elementos de liga são o carbono e o silício. Sua superfície é de coloração cinza escuro. Uma porcentagem grande de carbono esta no estado livre, grafita, em morfologia de lamelas.
Branco: apresenta-se com predominância do carbono na forma combinada devido a baixa porcentagem de silício e a adição de outros elementos como o cromo, da ao material maior resistência ao desgaste. Sua superfície de fratura apresentará coloração clara e brilhante.
Mesclado: Combinação dos ferros fundidos cinzento e branco, com grafita em morfologia lamelar e uma quantidade de cementita, a quantidade varia dependendo do emprego do material, fratura apresentará coloração brilhante acinzentada.
Nodular: apresenta devido ao grande percentual de Si, carbono livre na forma de grafita esferoidal, o que confere a este tipo de ferro características mecânicas de boa ductilidade. Fratura apresentará coloração prateada.
Maleável: é um ferro fundido obtido através de um tratamento térmico de Maleabilizaçao do ferro fundido branco. Devido a este tratamento Também se da ao material boa ductilidade, mais inferiores ao ferro fundido nodular. Sua superfície de fratura apresenta coloração cinza claro.
Grafita compacta (Vermicular): É obtido pela adição de titânio na composição do ferro fundido nodular, com finalidade de degenerar o nódulo de grafita. Pode ser considerado um material intermediário entre o cinzento e o nodular, com melhor resistência mecânica. Sua fratura apresentará uma coloração