Materiais
Alumínio:
O alumínio é um metal acinzentado não tóxico e leve, classificado como metais não ferrosos. Mesmo sendo o 3° elemento mais abundante na litosfera, não é encontrado em estado puro na natureza, mas sim sob apenas na forma combinada pelo fato de ser muito reativo. As suas características físico-químicas são:
Símbolo Químico: Al
Número Atômico: 13
Peso Atômico: 26,98153
Grupo da Tabela: 13
Configuração Eletrônica: [Ne].3s2.3p1
Classificação: Metal
Estado Físico (T=298K): Sólido
Eletronegatividade (Pauling): 1,61
Raio Neutro (pm):
Raio Atômico Empírico: 125,0
Raio Atômico Calculado: 118,0
Raio Covalente: 118,0
Raio van der Waals: não tem
Raio Iônico (pm):
Íon Al (I): 50,0
O alumínio é resistente a corrosão devido à formação de uma película de óxido de alumínio (Al2O3). O metal reage para formar compostos em que ele apresenta número de oxidação+3 (excepcionalmente pode apresentar número de oxidação +1); o alumínio reage com ácidos não oxidantes, liberando gás hidrogênio (H2) e formando o cátion Al+3; ele também reage com base concentrada, produzindo gás hidrogênio (H2) e o íon aluminato, Al(OH)4.
Estas reações do metal com ácidos e com bases, mostram seu caráter anfótero. (substância anfotérica é aquela que reage tanto com uma base, quanto com um ácido). Estrutura Cristalina: O alumínio possui estrutura cristalina do tipo Cúbico de face centrada, ou seja, em cada face da sua estrutura molecular existe uma célula unitária, como exemplificado na figura 1(a,b).
O diagrama a seguir ilustra a relação entre os elementos de liga e a classificação das ligas de alumínio: Cobre: O cobre no seu estado natural é encontrado sob a forma de “sulfuro” com uma pureza que varia em torno de 1 a 5%. São encontrados em minas a céu aberto e subterrâneas, cuja extração se realiza por meio de processos específicos. Das minas se extrai o minério, contendo de 1 a 2% de cobre, que posteriormente é britado e