Materiais
CURSO TÉCNICO DE MECÂNICA
ELEMENTOS DE MÁQUINA
FABRICIO MATEUS DE ASSIS
MATERIAIS CONSTRUTIVOS
Belo Horizonte, 2014
INTRODUÇÃO
A disciplina de “matérias” é uma das disciplinas com maior importância na mecânica, o que não quer dizer que as outras disciplinas não tenham valor, pelo contrario. Contudo é fundamental o bom conhecimento sobre a área de matérias, pois ela é a base de qualquer projeto.
Todas as peças que são fabricadas que conhecemos são obtidas, na maioria dos casos, a partir do material bruto que pode ser encontrado no estado sólido, liquido ou gasoso. Sobre o material bruto se desenvolve vários processos de transformação até alcançamos o produto final, com determinada dimensão, acabamento superficial e propriedades, tais como: Resistência, Ductibilidade, Tenacidade, Propriedades térmicas entre outros.
A escolha do material depende da necessidade do projeto, propriedades mecânicas, relação custo beneficio onde colocaremos em discutição capital necessário e relação propriedade e processo de produção.
O conhecimento dos materiais e suas propriedades são fundamentais para o desenvolvimento de um projeto mecânico, pois, uma analise ruim desses fundamentos gera um projeto ruim.
CLASSIFICAÇÃO DOS MATERIAIS CONSTRUÇÃO MECÂNICA
PRINCIPAIS PROPRIEDADES DOS MATERIAIS METÁLICOS
Materiais metálicos são amplamente usados na indústria, e sua aplicação deve ser definida de acordo com o fim a que se destinam, levando em conta sua aplicação e suas propriedades. As propriedades industriais podem, segundo a natureza, se dividirem em 4 categorias:
Mecânicas
Resistência mecânica (Tração, compressão, flexão, torção, cisalhamento e etc.).
Elasticidade
Dureza
Tecnológicas
Fusibilidade
Plasticidade (Maleabilidade e ductibilidade)
Soldabilidade
Temperapilidade
Usinabilidade
Tenacidade
Uso
Resistência ao ar
Resistência ao calor