Materiais
Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica
Metalurgia Mecânica
Docente – Viriato Antunes
TP5 - Estudo do fenómeno de envelhecimento por deformação nos aços
Ana Rita Brandão Silva
Ulyana Horbatyuk
2M7
Índice
Introdução
Procedimento experimental
Análise de resultados/Conclusões
Introdução
No âmbito da disciplina de Metalurgia Mecânica, foi realizado o trabalho prático com o objectivo de estudar o fenómeno de envelhecimento por deformação nos aços. Deste modo, foi induzido o reaparecimento do patamar de cedência a uma tensão maior do aço CK45 por aquecimento após deformação plástica.
O envelhecimento por deformação em ligas de aços provoca variações nas propriedades com o tempo à temperatura ambiente, sendo o processo acelerado pelo aumento da temperatura.
Assim, obtém-se o aumento da dureza, da resistência à tracção e diminuição do alongamento, da estricção, da condutividade térmica e da ductilidade dos aços. Estas variações nas propriedades dão-se devido a interacções entre átomos de soluto intersticiais e deslocações durante ou após a deformação plástica, sendo que se ocorrerem após a deformação este processo denomina-se de envelhecimento após deformação.
O envelhecimento por deformação, é utilizado normalmente no processamento e/ou utilização de produtos em que pequenas variações na composição química ou de parâmetros dos tratamentos termomecânicos implicam variações drásticas na aptidão à deformação ou no desempenho em serviço.
Outro conceito importante para a compreensão deste trabalho prático é o de ensaio de tracção. Este ensaio consiste em submeter um provete a um esforço de tracção, alongando-o até que ocorra a sua ruptura. Este ensaio é importante para perceber a reacção de determinado material ao esforço bem como os seus limites de tracção.
Procedimento experimental
Ensaio de tracção
O ensaio de tracção consiste na aplicação de uma força uniaxial no material, tendendo a alongá-lo até ao momento