materiais
1. GESTÃO DE MATERIAIS 2
1.1. Definição: 3
1.2. Objetivo 3
2. GESTÃO DE ESTOQUES 6
2.1. Definição 6
2.2. Objetivo 6
2.3. Tipos de Estoques 8
2.4. Custos dos Estoques 10 CONCLUSÃO 13 REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 13
INTRODUÇÃO
A gerência de materiais é um conceito vital que pode resultar na redução de custos e no aperfeiçoamento do desempenho de uma organização de produção, quando é adequadamente entendida e executada. É um conceito que deve estar contido na filosofia da empresa e em sua organização.
Os materiais em geral representam a maior parcela de custo de produtos acabados, mostrando que são responsáveis por aproximadamente 52% do custo do produto numa média empresa e, em alguns casos, podem chegar a 85%. O investimento em estoque de materiais é tipicamente de 1/3 do ativo de uma empresa.
Administrar materiais é fazer um exercício de provedor, analista, pesquisador e programador. É, acima de tudo, colocar a empresa como um organismo viável a todos que dela participam.
1. GESTÃO DE MATERIAIS
1.1. Definição:
Os recursos materiais são todos os bens tangíveis que permitem oferecer os produtos ou serviços em questão. Entre estes, encontram-se as matérias-primas, as instalações, as maquinarias e o terreno.
Outros recursos igualmente importantes nas operações de uma empresa são os recursos técnicos (como é o caso das patentes ou dos sistemas), os recursos financeiros (dinheiro em caixa, créditos) e os recursos humanos (as pessoas que trabalham na organização).
O êxito de qualquer organização irá depender da correta gestão de todos estes recursos. É difícil uma empresa funcionar plenamente se tiver relevantes recursos materiais mas se dispuser de escassos recursos humanos ou vice-versa.
Regra geral, a melhor forma de potenciar os recursos materiais é através de investimentos que permitam renova-los e atualiza-los. No caso dos recursos humanos, em contrapartida, a