universisdades corporativas
Esta pesquisa visa apresentar a importância da preparação dos colaboradores para uma organização.
As áreas de Recursos Humanos de muitas empresas vêm ajustando seu discurso à prática quanto ao fato de seus mais importantes ativos serem as pessoas. Independentemente do seu tamanho e do ramo que atuam, percebem cada vez mais a importância da criação de uma vantagem competitiva sustentável: o comprometimento da empresa com o desenvolvimento dos funcionários.
Neste contexto surge a idéia de universidade corporativa, uma resposta organizacional aos desafios dos profissionais responsáveis pelos negócios.
"Um guarda-chuva estratégico para desenvolver e educar funcionários, clientes, fornecedores e comunidade, a fim de cumprir as estratégias empresariais da organização." Jeanne Maister
Conhecendo a Universidade Corporativa
Universidade corporativa é uma instituição de ensino técnico e superior, em nível de graduação e pós-graduação, vinculada a empresas privadas e públicas. Tem como objetivo oferecer cursos técnicos específicos para os colaboradores da corporação. Customizando os cursos exatamente de acordo com as políticas e estratégias das empresas, reduzindo custos de treinamento convencional e obtendo rapidez na formação de cada mão de obra.
A criação de uma Universidade Corporativa, como complemento estratégico do gerenciamento do aprendizado e desenvolvimento dos funcionários de uma organização, ocorreu no final da década de 80. Nos Estados Unidos, as Universidades Corporativas são uma febre. Em 1988, havia 400 empresas investindo em seus próprios centros de estudo e preparação de alto nível, dez anos depois, já eram 2.000. No Brasil, as experiências pioneiras de Universidades Corporativas pertenceram às empresas Accor Brasil, Algar,Amil, Brahma, BankBoston, Elma Chips, Ford, McDonald´s e Motorola. Existem também outras experiências de empresas que, embora não usem o nome Universidade Corporativa, apresentam sistemas