materiais
3.1 Gestão de Estoques
3.1.1 Política de Estoque
Descrever aquilo que o empresário busca realizar para que a gestão seja mais adequada a sua realidade, ex. manter estoque mais baixo, suprimento de matéria-prima adequado e necessário, definir produtos obsoletos, não permitir falta, prevenção de danos, extravios, mau uso, manter registros, ou seja o acadêmico(a) deverá verificar se o empresário ou gestor apresenta atividades que evitem erros nesses aspectos.
3.1.2 – Tipos de estoques
Apresentar quais os tipos de estoques necessários para a atividade fim da organização: Estoque de matéria-prima, auxiliar, manutenção, produto em processo, produto acabado (alguns, todos).
3.1.3 – Custos de estoques
O empresário ou gestor tem clareza dos custos que os estoques apresentam? É mensurado o custo de fazer o pedido? Os custos para manutenção dos estoques? É analisado o custo de falta de estoques? Ou mesmo o gestor ou empresário leva isso em consideração?
3.1.4 - Sistema de Planejamento de Estoques
3.1.4.1- Nível de serviço
O empresário ou gestor apresenta conhecimento sobre o que é nível de serviço? Os estoques atendem as necessidades para um padrão adequado de nível de serviço? Ou seja, ocorrem faltas de mercadorias? Há reclamações em relação a qualidade dos produtos ofertados?
3.1.4.2 - Retorno de Capital
É mensurado? Quando? Como? Quem faz esse cálculo? É foral ou apenas o empresário tem noção?
3.1.4.3 – Giro de Estoques ou rotatividade
É mensura? Tem noção dos produtos com maior eficiência no giro? È mensurado formalmente ou apenas apresenta noção do que apresenta maior ou menor giro?
3.1.5 Previsão de Estoques e Análise da demanda
3.1.5.1 - Evolução do Consumo Constante
Existem e quais produtos estão nessa categoria? Como é definida a política para os produtos dessa categoria de consumo?
3.1.5.2 – Evoluçao do Consumo Sazonal
Existem e quais produtos estão nessa categoria? Como é definida a política para os