MATERIAIS E SUBSTÂNCIAS: CRITÉRIOS DE PUREZA, FRACIONAMENTO DE MATERIAIS
Cursos de Engenharia Civil e Engenharia de Produção
1. MATERIAIS E SUBSTÂNCIAS: CRITÉRIOS DE PUREZA,
FRACIONAMENTO DE MATERIAIS
1.1. INTRODUÇÃO
Diz-se que a matéria é tudo que tem existência concreta, tudo que ocupa lugar no espaço, tudo que tem massa. Seria desnecessário dizer que a matéria se apresenta sob formas muito variadas: água, rocha, carvão, ferro, petróleo, oxigênio etc. Os diferentes tipos de matéria são denominados substâncias.
Por outro lado, na natureza, as substâncias normalmente encontram-se misturadas umas com as outras e, assim, são denominadas materiais. Uma das mais importantes tarefas dos químicos é fracionar esses materiais, obtendo as substâncias correspondentes. Deve-se, portanto, fazer distinção entre substâncias e materiais.
Às vezes, é fácil distinguir substancia de material, uma vez que as substâncias são sempre homogêneas (um só aspecto, uma só fase), ao passo que os materiais podem ser heterogêneos (mais de um aspecto, mais de uma fase). No entanto, certos materiais são facilmente confundidos com substâncias, porque são também homogêneos (água salgada, por exemplo, constituída da substância água coma substância sal). Distinguem-se, assim, dois tipos de materiais: material heterogêneo
(facilmente identificado) e material homogêneo (pode ser confundido com substância).
Distinguir uma substância de um material homogêneo, embora mais difícil que distinguir de um material heterogêneo, é perfeitamente viável, uma vez que as substâncias caracterizam-se por possuírem um conjunto de propriedades físicas e químicas especificas (um conjunto diferente para cada substância), fixas e constantes o que não acontece com os materiais.
Dentre estas possibilidades, são muito importantes o ponto de fusão (a temperatura em que um sólido se funde), o ponto de ebulição (a temperatura em que o liquido ferve) e a densidade
(razão entre a massa do corpo e o volume que ocupa geralmente dada em