relatorio aula pratica numero 4
CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA
GUSTAVO PETROLLI, LEONARDO KOVALESKI, MARIO RODRIGUES PIMENTA NETTO,TOMAS SIMON MASIEIRO
RELATORIO DA AULA PRATICA
FRANCISCO BELTRAO
2015
1 – Introdução
Todo material é formado por átomos. O conhecimento das propriedades de cada material torna-se fundamental, pois permite a diferenciação dos materiais. Estas propriedades permitem diferenciar materiais de outros em diversas situações e em níveis de solicitações diferentes, seja macro ou microscopicamente.
Com o desenvolvimento da Química, as observações tanto de elementos como de substâncias passaram a ser mais efetivas com a utilização de métodos de pesquisa para a utilização dos mesmos nas indústrias. Algumas indústrias acabam por utilizar reagentes impuros, ou seja, os reagentes não são 100% (cem por cento) compostos exclusivamente deste material, mas possuem uma diferenciação em sua composição, as quais podem ser propositais, acidentais ou já encontradas quando o material é retirado da natureza.
As misturas podem ser formadas de duas ou mais substâncias puras cujas estruturas permanecem inalteradas, isto é, não ocorre reação química entre elas. Temos dois tipos de misturas:
a) Mistura homogênea não é possível distinguir superfícies de separação entre seus componentes, nem mesmo com os mais aperfeiçoados aparelhos de aumento, tais como ultramicroscópio ou microscópio eletrônico.
b) Mistura heterogênea é possível distinguir superfícies de separação entre seus componentes, em alguns casos a olho nu, em outros com microscópio comum.
É muito comum as substâncias aparecem misturadas na natureza frequentemente, portanto, é necessário separar as substâncias existentes na mistura, até ficarmos com cada substância totalmente isolada das demais (substância pura). Esta separação chama-se desdobramento, fracionamento ou análise imediata da mistura.
1.1 - Métodos de Separação
A) Filtração
É empregada para separar misturas heterogêneas