Materiais e metodos titulação
Todos os procedimentos que serão descritos a seguir foram realizados no Laboratório de Química do campus Palmas da Universidade Federal do Tocantins, que também forneceu todos os instrumentos e materiais para a execução do experimento.
Para a determinação da cor das substancias, através da calculo da energia do fóton foram usados os seguintes equipamentos e materiais:
Alça níquel-cromo
Bico de Bunsen
Vidro de relógio
Cloreto de Sódio
Cloreto de Ferro
Carbonato de Lítio
Cloreto de Hidróxido de Sódio (NaOH)
Água destilada
Béqueres de 50mL
Proveta
Conta gotas
Experimento 1- Inicialmente, os equipamentos utilizados já estavam dispostos na bancada para a seguinte realização do procedimento. Então, foi depositada uma quantidade suficiente de ácido clorídrico na bureta graduada até atingir a marca zero, de forma que não apresentasse bolhas para que o volume não fosse alterado. Em sequência, com o auxilio de um balão volumétrico nº5 foram medidos 10 ml de hidróxido de sódio e colocados no erlenmeyer, junto a 30 ml de água destilada mensuradas na proveta (fig.1) e mais duas gotas de fenolftaleína que mudaram a cor da solução de incolor para rósea por estar em um meio básico. Posteriormente com o preparo da solução no erlenmeyer, inicia-se a reação de neutralização, adicionando 1,90 ml HCL gotejados da torneira da bureta para que o titulante caia sobre o titulando (fig.2). Enquanto uma das mãos agitava o erlenmeyer para que a reação ocorresse em toda extensão, a outra permanecia sobre a torneira caso, quando fosse preciso, ela seria fechada imediatamente. A agitação das soluções provocou uma mudança de cor, voltando a ser incolor. Após as notações perceptíveis o experimento foi encerrado e os valores obtidos da concentração e do volume foram comparados com os demais processos. Fig. 1: Determinação do volume da água Fig.2: Montagem da aparelhagem destilada em uma proveta de 25 ml dos