materiais e metodos analise de DBO
Material
ㆍFrascos de DBO de 300 mL com boca e tampa esmerilhadas
ㆍBureta automática de 10 mL
ㆍPipetas graduadas
ㆍBeckers de 100 mL
ㆍBalão volumétrico de 1l
ㆍErlenmeyer
Métodos Preparação da amostra para a titulação.
ㆍForam medidos 0,3ml e 3ml da amostra e colocados nos frascos de DBO, que foram completados com a água de diluição previamente adicionada dos nutrientes ( solução tampão de fosfato, solução de sulfato de magnésio, solução de cloreto de cálcio e solução de cloreto férrico). ㆍApós completados os frascos foram vedados e a solução foi homogeinizada.
ㆍDepois da homogeinização das amostras foram adixionados fixadores de oxigênio 1ml de R1 ( sulfato de manganês) e 1ml de R2 ( iodeto alcalino de potássio). A tampa foi colocada no frasco imediatamente e o conteúdo foi agitado até se formar precipitado marrom disperso.
Aguardou-se por alguns minutos para que o precipitado sedimentasse no fundo do frasco. ㆍQuando estava totalmente sedimentado foi adicionado 1ml de R3 (ácido sulfúrico concentrado) na amostra dentro da capela. A amostra foi novamente tampada e agitada até a total dissolução do precipitado. Outros frascos contendo a amostra e água de diluição com adição dos nutrientes foi preparada e armazenada para titulação após 5 dias.
Titulação da amostra
Para a titulação, foram transferidos para o Erlenmeyer, por meio de uma pipeta volumétrica, 50 mL da amostra contendo os reagentes. A titulação ocoreu imediatamente com solução padrão de tiossulfato de sódio até que se formou uma leve cor amarela claro Após atingida essa coloração foram adicionados 1 mL do indicador de amido tornando a solução azul. A titulação foi concluída quando a amostra se tornou transparente. Foi feita uma repetição para cálculo dos valores médios.