Dbo e dqo - qualidade da agua
Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
Departamento de Engenharia Civil
Determinação da demanda bioquímica e química de oxigênio em amostras de esgoto bruto e esgoto tratado
Thiago Andrade Cambraia - 67421 Turma Prática: 3
1) INTRODUÇÃO
O calculo de DBO (demanda biológica de oxigênio) e DQO (demanda química de oxigênio) são importantes parâmetros feitos na análise de qualidade da água para diferentes fins. Com a análise da DBO, podemos chegar a conclusões no que diz respeito às necessidades respiratórias de uma população microbiológica em um corpo d’água. Já o cálculo de DQO nos permite medir, indiretamente, a biodegradabilidade do efluente (DQO/DBO).
2)MATERIAIS E MÉTODOS
Os procedimentos dos parâmetros analisados, bem como a preparação de amostras para garantir a qualidade dos resultados analíticos, estão listados no Standard Methods. Os matérias usados durante as análises foram: phmetro Termoreator(150oC)(hachdrb200);
Espectrofotômetro(hachdr3800);
Estufa para armazenagem de DBO(mod.347f);
Amostras de esgoto bruto e tratado da ETE (Estação da Violeira);
2.1)DBO E OD
A análise de DBO constituiu em incubar as amostras em frascos exclusivos utilizados à temperatura de 20+/-oC durante sete dias. No início e no final do sétimo dia, mediu-se a concentração de oxigênio dissolvido (OD) presente na amostra, para que, por meio da diferença, encontrar a demanda requerida de oxigênio pelos microrganismos para oxidar a matéria orgânica presente em nossa amostra. O método utilizado para medir-se a quantidade de oxigênio dissolvido foi o Método de Winkler modificado pela azida. O valor encontrado de DBO nos cálculos é o DBO7. Para transforma-lo em DBO5,20 , foi necessário multiplica-lo por um fator de correção apropriado.
Calculo:
DBO,mgL-1 = [(V0 Na2S2O3 – V7Na2S2O3) – (VB0 – VB7)].FC P
OD (mgL-1 O2) = mL Na2S2 O3 gasto na titulação
V0