Materiais e Metodolodia (Relatório de Química)
2.1 Materiais e Reagentes
1 - Estante para tubos de ensaio 6 - Tubos de ensaio
1 - Pinça tesoura
1 - Vidro de relógio
1 - Espátula
1 - Béquer de 100 ml
6 - Pipetas de plástico de 5 ml
1 - Bastão de vidro
Magnésio em fita
Palha de aço
Fenolftaleína
5 ml - Solução de cloreto de ferro III (FeCl3) a 3%
5 ml - Solução de hidróxido de sódio (NaOH) 1 M
5 ml - Solução de acetato de sódio (CH3COONa) 1 M
5 ml - Solução de sulfato de cobre II (FeSO4) 1 M
5 ml - Carbonato de cálcio (CaCO3)
5 ml - Solução de ácido clorídrico (HCl) 1 M
5 ml - Solução de brometo de potássio (KBr)
2.2. PROCEDIMENTO (Metodologia)
Em um tubo de ensaio, adicionou-se 5 ml de solução de cloreto de sódio juntamente com 5 ml de solução de brometo de potássio. Após a mistura das substâncias, observou-se e registrou-se as características da reação (formação de precipitado, mudança de cor, alteração de temperatura), a fim de escrever e classificar a equação da reação química que ocorreu.
Após a realização da primeira reação, colocou-se em outro tubo de ensaio 5 ml de solução de cloreto de ferro III e adicionou-se 5 ml de solução de hidróxido de sódio. Observou-se a reação a fim de identificar se houve formação de precipitado. Juntamente com a observação da reação, registrou-se suas características, a fim de escrever e classificar a equação da reação química.
Após a realização da segunda reação, colocou-se um pequeno fragmento de magnésio em fita, seguro pela pinça tesoura, junto à chama do bico de bunsen. Observou-se que ao entrar em contato com a chama uma luz muito forte foi emitida, semelhante a um flash de uma câmera fotográfica. Em seguida, foi recolhido o produto resultante da reação no vidro de relógio. Com o produto da reação, com o bastão de vidro foi usado para amassá-la e transformá-la em pó. Em seguida adicionou-se 5 ml de água destilada e agitou- a mistura com o bastão de vidro a fim de torná-la homogênea. Após esse passo, adicionou-se 3 gotas de fenolftaleína na