Materiais e instrumental para podologia
FRANÇOISA MARQUÊS
GILMARA
KÁTIA MACIEL
LUISA ALBUQUERQUE
PALMIRA
TÂNIA TEIXEIRA
PSORIASE UNGUEAL
TINEA
1 PSORIASE
È UMA DOENÇA CONHECIDA DESDE A ANTIGUIDADE, COM RELATOS QUE DATAM DE 1550 A.C.
TRATA-SE DE UMA DERMATOSE CUTÂNEA QUE SE CARACTERIZA PELA CRONICIDADE. PODE AFETAR QUALQUER PARTE DO CORPO, COMO COURO CABELUDO, COTOVELOS, JOELHOS, MÃOS, PERNAS E PÈS.
A CAUSA DA PSORIASE È DESCONHECIDA, EMBORA EXISTA PREDISPOSIÇÃO GENÈTICA. AS AFECÇÕES PODEM SER DESCAMATIVAS COM O AUMENTO EXCESSIVO E RÀPIDO DE CÈLULAS DA EPIDERME, A DOENÇA TAMBÈM PODE APRESENTAR LESÕES EM FORMA DE VISÌCULAS QUE, ÀS VEZES, TEM CONTEÙDO SEROSO OU PURULENTO, HÀ CASOS EM QUE A PSORIASE SE MANIFESTA POR MEIO DA ARTRITE.
PODE SER PLANTAR E AFETAR DEDOS E LÂMINAS UNGUEAIS. NAS LÂMINAS CARACTERIZA-SE POR ERUPÇÕES MÙLTIPLAS EM UMA OU MAIS LÂMINAS.
A PSORIASE PLANTAR PODE NÃO AFETAR OUTRAS PARTES DO CORPO, MAS È COMUM APARECER NOS JOELHOS, COTOVELOS E COURO CABELUDO, É POSSIVEL O APARECIMENTO DE PLACAS ERITEMATOSAS, HIPERQUERATOSE EM ESCAMAS E FISSURAS.
HÁ TAMBÈM A PSORIASE PUSTULOSA, QUE AFETA PÈS E MÃOS E PODE SER DESENCADEADA POR TRAUMATISMO, COMO UMA ONICOCRIPTOSE.
RECOMENDAM-SE CREMES Á BASE DE URÈIA (NUTRAPLUS OU UREADIN), NO MAXIMO A 10% OU CALÊNDULA (HOMEOPAST).O PODÓLOGO ATUA INCLUSIVE NO AUXILIO DO DIAGNÓSTICO,ENCAMINHANDO PARA O DERMATÓLOGISTA OS CASOS SUSPEITOS,HIGIENIZANDO E HIDRATANDO A PELE.
PÈS COM PSORIASE, NÃO DEVEM SER LIXADOS NAS REGIÕES QUE SE ENCONTRAM AS LESÕES. MUITAS VEZES, A PESSOA SÓ TEM PSORIASE APÓS UM TRAUMA, COMO ESFOLIAÇÃO DA PELE, REMOÇÃO DO EPONIQUIO OU LIXAMENTO INDEVIDO DA LÂMINA OU DO PÉ, ALÉM DO USO DE MEDICAMENTOS, SOLUÇÕES OU CREMES AGRESSIVOS PARA A PELE E LÂMINAS, PODE SER RESULTADO DE QUEIMADURAS PELA EXPOSIÇÃO AO SOL.
O TRATAMENTO É MULTIDISCIPLINAR E, EMBORA NÃO EXISTA AINDA A CURA DEFINITIVA, PODE TER GRANDES PERIODOS DE MELHORA E DESAPARECIMENTO DO QUADRO CLINICO, O QUAL RESSURGE EM