Estudo dirigido
1. Caracterize os diferentes tipos de musculatura do corpo humano.
Estriados ou Esquelético = Responsáveis pelos movimentos voluntários;
Liso ou Víscera = Pertence à vida de nutrição (digestão, excreção, etc); involuntários;
Cardíaco ou Miocárdio = Vermelho e estriado, porém, involuntário.
Os músculos esqueléticos, que se ligam ao esqueleto; estes músculos se inserem sobre os ossos e sobre as cartilagens e contribuem, com a pele e o esqueleto, para formar o invólucro exterior do corpo. Constituem aquilo que vulgarmente se chama a "carne" e são comandados pela vontade.
Os músculos viscerais, que entram na constituição dos órgãos profundos, ou vísceras, para assegurar-lhes determinados movimentos. Estes músculos têm estrutura "lisa" e funcionam independentemente da nossa vontade.
Uma categoria à parte é constituída pelos músculos cutâneos, os quais se inserem na pele, pelo menos por uma das suas extremidades. No homem, esses músculos são pouco desenvolvidos e são encontrados, na sua maior parte, na cabeça e no pescoço (músculos mímicos), mas são desenvolvidíssimos nos animais.
2. Identifique os componentes estruturais da musculatura esquelética.
• Perimísio - manda septos para o interior do músculo, septos dos quais se derivam divisões sempre mais delgadas.
• Endomísio - manda para o interior do músculo membranas delgadíssimas que envolvem cada uma das fibras musculares.
• Miofibrilas contráteis - constituídas por filamentos compostos por dois tipos principais de proteínas – a actina e a miosina.
• Actina e miosina - regularmente originam um padrão bem definido de estrias (faixas) transversais alternadas, claras e escuras. Essa estrutura existe somente nas fibras que constituem os músculos esqueléticos, os quais são por isso chamados músculos estriados.
• Retículo sarcoplasmático (retículo endoplasmático liso) - especializado no armazenamento de íons cálcio, está situado em torno