Materiais utilizados na construção civíl
Materiais de Construção Civil, Flávio.
02 de Abril de 2014
Introdução Este relatório tem como objetivo abranger o trabalho a ser realizado, detalhando seus principais temas e mostrando a importância de cada elemento citado para a construção civil.
Materiais Utilizados na Construção Civil
Os materiais de construção são conhecidos como todo é qualquer material utilizado na construção desde o início até o acabamento. Eles são selecionados de acordo com diversos critérios, e para isso e necessário vários ensaios e testes para comprovar a resistência e a qualidade de cada produto.
Os Aglomerados são produtos capazes de provocar aderência dos materiais, são classificados em quimicamente inerte e quimicamente ativos ao que trata ao modo de endurecimento. Segundo a NBR 1172, há dois tipos de aglomerante, o hidráulico o qual apresenta a propriedade de endurecer apenas com reação da água e o aéreo que apresenta propriedade de endurecer por reações de hidratação ou pela ação química do anidro de carbônico.
Para a realização dos aglomerantes é definido o pega, o qual se denomina o período inicial de solidificação da pasta; O início de pega já é o momento em que a pasta começa a endurecer; O fim de pega é quando pasta já está totalmente sólida; e o endurecimento que será o período de tempo em que o material irá ganhar resistência, mesmo após o final de pega.
Já os agregados são materiais granulares, sem coesão e praticamente inerte, utilizados na construção civil. Sem forma nem volume fixo, no entanto requer dimensões e propriedades estabelecidas para seu uso. Pode-se observar alguns exemplos fáceis de serem notados como pedra britada, o cascalho, seixo rolado, areia, materiais de jazidas provenientes de alterações da rocha, entre outros. Os agregados são classificados de acordo com sua origem, com sua dimensão e seu peso especifico, em função das normas regidas na Associação Brasileira de Normas Técnicas