Dimensionamento de semáforos
Ruas e avenidas são o meio físico de circulação dos veículos de uma cidade. Normalmente, num cruzamento entre duas ou mais vias, existem veículos cujos movimentos não podem ser realizados simultaneamente, pois são conflitantes entre si. Portanto, é necessário estabelecer alguma norma de controle de direito de passagem, a fim de se aumentar as condições de fluidez do cruzamento e reduzir os riscos de acidentes, tanto entre veículos como veículos -pedestres.
Nas vias que apresentam baixos volumes de trafego, os conflitos entre veículos são, na maioria dos casos, facilmente resolvidos pelos motoristas, através de uma regra implícita de conduta.
No entanto, com o aumento do número de veículos, essa regra nem sempre é obedecida, e a disputa pelo direito de passagem pode ser, as vezes, motivo de discórdia e discussão. Para resolver este problema, estabeleceram-se as regras de prioridade entre as proximidades de cruzamentos.
Porém, essa regra trouxe alguns problemas, pois dependendo do volume de tráfego da via principal, os veículos na via secundaria sofrem uma demora muito grande, tendo que esperar durante longo tempo para pode atravessar o cruzamento. A fim de se superar esta dificuldade, procedeu-se uma ordenação sequencial e cíclica de passagem no cruzamento que consiste em dar um período especifico de tempo para realizar a travessia a uma determinada corrente de trafego.
Normalmente, a autorização de movimento para os veículos de uma corrente de tráfego é feita por meio de um equipamento instalado no cruzamento e denominado semáforo.
O semáforo é dispositivo de controle de tráfego que, através de indicações luminosas transmitidas para motoristas e pedestres, alterna o direito de passagem de veículos e/ou pedestres em interseções de duas ou mais vias. Compões de focos luminosos afixados em grupos ao lado da via ou suspensos sobre ela, através de elementos de sustentação.
O principal objetivo deste trabalho é realizar o dimensionamento de um