Materiais Sustentáveis para Construção
MATERIAIS SUSTENTÁVEIS E SUAS APLICAÇÕES NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Santo André
2015
MATERIAIS SUSTENTÁVEIS E SUAS APLICAÇÕES NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Amanda Morais D.C.C 1ºK
Jéssica do Carmo
Matérias Sustentáveis
Concreto Reciclável
Concreto idealizado pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP em São Carlos substitui os materiais tradicionais que o compõem por componentes reaproveitados. A areia de fundição (utilizada em moldes nos processos de fundição de peças metálicas) substitui 70% da areia normalmente utilizada, e a escória de aciaria (resíduo que sobra da produção do aço) substitui 100% da pedra.
Além disso, esses resíduos não poderiam sofrer descarte comum, pois são nocivos ao meio ambiente.
Madeira Plástica
A madeira plástica é outro produto que vem atraindo a atenção por suas características e propriedades ecologicamente corretas. É muito semelhante à madeira convencional, mas é totalmente reciclável e com uma relação de custo-benefício maior. Além de preservar o ambiente, por reduzir o desmatamento florestal, a madeira plástica também evita o surgimento de pragas, como cupins, traças e roedores, que são atraídos pela madeira convencional.
Ela ainda pode ser utilizada como pisos, revestimentos, mobiliário interno e externo, pergolados, gazebos e caxepós, para paisagistas. Os ambientes ganham vida sem prejudicar a natureza.
Fibras vegetais
São excelentes materiais que substituem as fibras de vidro e sintéticas. Possuem características físicas e mecânicas, em alguns casos muito melhores do que as não naturais, principalmente quando incorporadas com compostos plásticos.
Feitas a base de uma série de plantas e vegetais como a juta, o sisal, o coco, a cana-de-açúcar, algodão, rami entre outras, é utilizada para confecção de uma ampla gama de produtos. Pode ser misturada ao concreto para