MATERIAIS PARA CONSTRUÇÃO MECÂNICA DE TURBINAS AERONÁUTICAS
INSTITUTO POLITÉCNICO-Centro Universitário UNA
MATERIAIS PARA CONSTRUÇÃO MECÂNICA DE TURBINAS AERONÁUTICAS
CURSO: Engenharia Mecânica / Barreiro – Noite – 6º período Professor PA: Frank Liberato
Nomes: Adriano Inácio, Glaucus Cezar, Ivan Souza, Leandro Carlos, Lucas Atila, Luiz Fernando, Rodrigo Batista e Tancredo Caetano.
Resumo
Este projeto apresentará de modo explicativo as características do material usado na construção das turbinas aeronáuticas, bem como o funcionamento das turbinas para efeito de conhecimento.
1. Introdução
Santos Drummond em 1906, alça o primeiro vôo a bordo do 14 Bis. A partir de então, a corrida pelo domínio e melhoria das tecnologias e materiais de construção mecânica vem crescendo com o tempo.
Em 1955, surge à primeira turbina para aviões de passageiros, tornando-os mais ágeis e com capacidade de alcançar longas distancias. No desenvolvimento de motores do tipo turbina a gás, para aplicações aeronáuticas, tanto civil como militar, procura-se cada vez mais aumentar o impulso, reduzir peso, aumentar a eficiência global e reduzir consumos, mantendo elevados os níveis de segurança. O desenvolvimento de novos materiais, capazes de suportar esforços e temperaturas nunca antes alcançáveis tem tido um papel muito importante para alcançar tais objetivos.
1.1 - Turbina e seu funcionamento básico
O ar que entra na turbina é "acelerado" por meio de uma reação química, de uma mistura entre o combustível e oxigênio, injetada na câmara, e uma ignição. Dessa forma, o ar sai a uma velocidade maior, gerando uma força que "empurra" o avião. Como a boca de saída da turbina é menor do que a boca de absorção do ar, com a explosão criada na mistura pela ignição, é gerada uma pressão. Essa pressão é o que ocasiona a força, que é diretamente proporcional à vazão maciça de ar acelerado, e a diferença de velocidade dele entre a entrada e a saída da turbina.
2. Metodologia
A análise dos materiais de