Materiais Liquidos E Gasosos
Materiais Líquidos e Gasosos
Introdução
Qual a diferença entre os estados sólido, líquido e gasoso?
A diferença entre esses estados está na forma de organização das moléculas, que depende da força de coesão entre os átomos e/ou entre moléculas e a movimentação dessas partículas.
Introdução
Estados físcos da matéria
Os estados físicos da matéria podem ser divididos em três grandes grupos principais:
1. Gasoso
2. Líquido e;
3. Sólido
Os gases são caracterizados pela acentuada sensibilidade do seu volume à pequenas variações de pressão ou temperatura.
As substâncias no estado gasoso não possuem nem forma nem volume definidos, adquirindo a forma do recipiente que as contém e ocupam todo o volume que estiver a disposição. Além disso, um gás pode ser comprimido reduzindo seu volume.
Nos gases os átomos e moléculas possuem grandes distâncias entre si, quando comparadas com os líquidos e sólidos, portando, a interação molecular é muito fraca ou desprezível e por isso variam na forma e no volume facilmente.
LÍQUIDOS
Uma substância no estado líquido tem volume definido, mas não tem forma própria, tomando a forma do recipiente em que está contido.
Os líquidos não têm a rigidez característica dos sólidos, por isso, a resistência de suas superfícies ou tensão superficial é pequena e os líquidos apresentam o que chamamos viscosidade.
As moléculas nos líquidos apresentam-se mais afastadas do que nos sólidos, pois sendo a força de interação mais fraca o que permite que elas se desloquem com certa facilidade. Assim, forças externas, por exemplo, a força gravitacional, podem fazer com que as moléculas troquem de posição, fazendo com que o líquido flua ou se adapte a forma do recipiente que o contém.
Sólido
Os sólidos apresentam, em geral, um volume e uma forma bem definidos.
Dentre os três estados da materia o gasoso é o que apresenta maior simplicidade para o estudo de suas propriedades, pois existem relações aproximadas muito simples entre as